Viajantes do Mundo no Caminho de Santago de COmpostela

Embarquei em São Paulo: No Aeroporto Internacional de Guarulhos, vôo Brasil/Madri pela companhia aérea Ibéria, e com saída prevista as 15:10 e chegada em Madri, no Aeroporto Adolfo Suárez, Madrid-Barajas as 06:20 do dia seguinte, considerando o fuso horário de 4 horas entre Brasil e Espanha, com desembarque no Terminal T4, da viagem realizada em setembro de 2015.


Imigração no Aeroporto Adolfo Suárez, Madrid-Barajas: Falei buenos dias, apresentei o passaporte, o policial da imigração olhou as páginas internas, carimbou, me entregou e agradeci, e eu com os demais documentos junto comigo como a Credencial do Peregrino, seguro de viagem, endereço da hospedagem inicial, valores correspondente a permanência na Espanha em cartão de crédito, travel card, notas de euro, etc e tal não foi preciso apresentar... Da mesma forma foi passar pela inspeção e fiscalização no Raio X, tudo tranquilo, viajei com a mochila como bagagem de mão pela praticidade de locomoção, e não optei em despachar pelo bagageiro do avião.


Usei o Metrô para ir até a Estação de Trens Atocha Renfe: Após sair da área de fiscalização e do Raio X, se faz uso de um metrô interno do aeroporto, porque ele é muito grande, e a sinalização através de letras vai indicando o caminho a seguir, e também é sempre importante pedir informações para o pessoal de serviço no aeroporto para chegar ao destino desejado (T4). Já na área do metrô para sair do aeroporto, tem esta máquina da foto para adquirir o ticket, cerca de 5 euros, e tem pessoas atendendo aos passageiros para indicar o acesso ao metrô, fique com o ticket até o final da estação, ou seja até chegar a seu destino e não se desfaça dele.


Mapa das estações do Metrô: Dentro do vagão do metrô já em deslocamento, observe as estações que estará passando e acompanhe o mapa, da tempo de se sentar, descansar e ir acompanhando as estações seguintes da Linha 8, (de linha cor de rosa) até chegar no ponto de conexão, chamado Nuevo Ministérios. Ir até final da linha 8 e fazer conexão para a Estação Atocha, observe no mapa seguinte da foto, guie-se pelas linhas coloridas de acordo com o caminho que está fazendo, seguindo e desejando chegar, aqui no caso chegar até a estação de trem Atocha, e que leva cerca de 30 minutos, a partir do aeroporto. Há opções também de ir de ônibus, táxi ou de trem.







Conexão do Metrô: Pegar o metrô do Aeroporto internacional de Madri, até a estação de trem Atocha, no termino da linha 8, ir de encontro a outra linha de metrô, e se observa as cores das linhas, verificando no mapa do metrô a linha de cor cinza e de número 6 que vai levar a estação pacífico de cor azul de número 1 chegando assim a a estação Atocha Renfe, junto a estação de trem, sendo este caminho que percorri.


Estação de trem Atocha Renfe: Para o peregrino que vai em direção a Saint Jean Pied de Port, para iniciar o seu caminho, pegar o trem na estação Atocha Renfe, como foi meu caso que comprei passagem para a cidade de Pamplona no horário das 11:35 e cheguei as 14:40 e para depois de Pamplona pegar um ônibus até Saint Jean Pied de Port.


Passeando em Madri: Na estação de Atocha, tive tempo de tomar um café con leche e dois croissant, comprar chip para celular, e que me foi muito útil para ligações na Espanha, acesso internet que me durou até Leon onde acabei recarregando novamente, embora tenha usado Wi-Fi junto aos albergues e em Café Bar. Tive tempo para sair para caminhar um pouco para conhecer o entorno da estação passear por cerca de uma hora e ver de perto uma pequena parte de Madri, e retornar a estação de trem Atocha pegar duas garrafinhas de água e depois aguardar a chamada para o embarque, sendo que foi tudo muito tranquilo e com tempo, e sem pressa.


Madri/Pamplona: Em uma viagem de trem de 03 horas e cinco minutos de Madri a Pamplona, no conforto do trem da Renfe, com serviço de bordo e refeição pago a parte, e chegada numa tarde de sol na estação ferroviária em Pamplona, desembarquei e fui em direção a parada de ônibus, aguardando o ônibus de número nove para levar até a rodoviária de Pamplona, e já era visível a presença de outros peregrinos tanto no trem quanto na parada de ônibus. Chegando na rodoviária de Pamplona, comprei a passagem de ônibus até Saint Jean no horário das 5 horas da tarde, tempo suficiente para conhecer centro de Pamplona, a Plaza de Castilla, Plaza de Toros, comer o meu primeiro bocadillo e beber uma cerveja San Miguel.







Saint Jean Pied de Port: A cidade francesa, localizada junto aos Pirineus, na região Basca e na fronteira com a Espanha, é ponto de partida dos peregrinos que chegam de várias partes do mundo para iniciar a caminhada até Santiago de Compostela. Primeira providência, chegar até a Oficina de Informação dos Peregrinos, situado na Rue de La Citadelle 39 para apresentar a Credencial do Peregrino para fazer o registro e posterirormente ir em busca de um albergue para passar a noite, eu fiquei no Auberge du Pelerin 25, na Rue de la Citadelle custo 17 euros, com cafe da manhã. Fiquei mais uma noite, e aí sim consegui vaga no albergue municipal de Saint Jean, com o custo de 8 euros. Aproveitei bem a estadia em Saint Jean para conhecer a cidade, sua história, geografia, cultura, e saindo no terceiro dia de manhã bem cedo rumo a Roncesvalles...



Começo do caminho de Santiago de Compostela: Assim inicia a jornada rumo a Santiago de Compostela, uma peregrinação de 45 dias e 775km embora com algumas paradas de dois dias em algumas cidades e pueblos, além da ida até o pueblo de San Sebastian de Garabandal, para conhecer o local das aparições da Nossa Senhora, e que foi a indicação de um peregrino inglês de nome Christopher, que conheci em Navarrete no albergue Buen Camino, e me desloquei então para a região da Cantabria de trem partindo de Fromista... E assim irei contando sobre o caminho de Santiago de Compostela.


Próxima página: Saint Jean Pied de Port





Fonte: http://www.viajantesdomundo.com.br
   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Viajantes do Mundo www.viajantesdomundo.com.br
Política de privacidade