Viajantes do Mundo em El Chalten

El Chalten, localizado no sul da Argentina, na região da Patagônia austral, a cidade de El Chalten é considerada a capital nacional do trekking para os castelhanos, junto ao Parque Nacional Los Glaciares e onde se destaca o Monte Fitz Roy com 3.405m de altitude, paraíso dos montanhistas e trekkers não só da Argentina como do mundo todo. El Chalten encontra-se distante 215 km de El Calafate, referência por ter o aeroporto mais próximo de passageiros que vêm de Buenos Aires de onde fazem a conexão até chegar no seu destino a cidade de El Chalten. O transporte de El Calafate até chegar em El Chalten é realizado de carro, ônibus em uma rodovia de asfalto. Para quem viaja de carro de Buenos Aires, o acesso é através da Rota Nacional nº 3 percorrido através do litoral, e a outra pelo interior, próximo a Cordilheira dos Andes, a famosa Rota de número 40 e que não possui asfalto em sua maior parte, fazendo o motorista dirigir com mais cuiado e atenção redobrada. Buenos Aires está distante aproximadamente 2.700 km de El Chalten e é neste lugar na patagônia o destino para que convergem os visitantes sejam eles trekkers, montanhistas, alpinistas, turistas, viajantes que buscam alcançar as montanhas e trilhas no Parque Nacional Los Glaciares e desfrutar das belezas deste lugar.


Hospedagem em El Chalten: A rede hoteleira de El Chalten possui hostels, pousadas, apart hotéis, estâncias, bed & breakfast, hotéis, cabanas, campings também junto aos Parque de Los Glaciares e a maioria das instalações hoteleiras possuem seus respectivos sites para as reservas online, ou anunciam junto a sites de turismo apontando com destaque para suas hospedagens. O centro de El Chalten é bem distribuido de hospedagens, o viajante encontrará todo tipo de hospedagem conforme aqui descrito.




Gastronomia: É característico na patagônia, a preferência pela carne de cordeiro, a parrilla e embora muitos outros pratos também são oferecidos nos restaurantes e isto não é diferente na Argentina, como comida vegetariana, além de massas e é assim não só na Argentina como no mundo todo. Para acompanhar no almoço e na janta um bom vinho argentino, pois o país possui excelentes vinícolas, principalmente na região de Mendonza. Em El Chalten, o turista irá encontar supermercado, padaria,confeitaria, bares, cafes, pizzarias e tudo perto, pois como ja foi citado a cidade é pequena e é caminhando que se conhece os lugares suas ruas, praças, monumentos.


Passeio de Barco e Rafting: Através das agências de viagem e turismo, o turista ou o viajante em El Chalten tem muitas opções de atividades para realizar, como o rafting pois há rios como o Rio de las Vueltas, que é formado pelo rio Fitz Roy, mais o rio del Bosque e o rio Eléctrico, e que passa junto a cidade de El Chalten, além dos passeio de barco percorrendo o lago Viedma, partindo da Baía do Rio Tunel e indo em direção ao Glaciar Viedma e com passeio opcional de trekking no glaciar e posterior retorno pela baia Témpanos.


Trekking: Um dos grandes motivos para os desportistas estarem em El Chalten, é a visitação no Parque Nacional Los Glaciares, pois são inúmeras trilhas que podem ser percorridas juntamente com guia ou até mesmo sozinho, porém não esquecer de carregar um mapa consigo, ou então um GPS, embora há muitos trekkers percorrendo estes caminhos de manhã e de tarde, com as belas paisagens no meio do bosque, com vista para as corredeiras, lagos, glaciares, montanhas.






Camping: No interior do Parque Nacional Los Glaciares, existem campings e a há possibilidade de levar uma barraca e passar a noite ou dias, basta ir no escritório do parque e solicitar um passe, a permissão para poder acampar, e são dezenas de barracas de mochileiros, que estão lá porque planejaram com bastante antecedência passar dias acampados em um dos campings do parque no meio das árvores, próximo a um rio chamado Rio Blanco ou então em um segundo camping próximo a um lago de nome Capri. Há áreas destinadas as vivac que são as barracas, e encontram-se localizadas ou distribuidas junto a Piedra Negra, junto ao Circo del Los Altares e proximo ao Monte Fitz Roy tem trespontos o Noruego 3, o Polacos e o Po Superior, além de inúmeros outros facilmente localizados em um mapa de caminhadas ou trekking map from El Chalten.


Alpinismo: Ir de encontro a imponência do Monte Fitz Hoy, com o seu pico a 3.405 metros de altitude, porém visto a distância pois escalar é para os profissionais alpinistas, e que encanta o Parque Nacional Los Glaciares em El Chalten, lugar que é um desafio para os experientes alpinistas que conseguem chegar até o topo do Monte Fitz Hoy e tendo o privilégio de contemplar a exclusiva vista destinada para os vencedores.


Montanhismo: Ver de perto um glacial, um lago que são formados no interior, na cratera da montanha como a do Glaciar de Los Três, que forma o lago de Los Três a 1.170 metros de altitude e o Glaciar Rio Blanco que forma o Lago Sucia a 857 metros de altitude ou ir de encontro ao lago Piedras Blancas formado pelo Glaciar Fitz Roy Este Piedras Blancas, estes citados podem ser feito a ascensão sem a presença de um guia, e são muito visitados nesta subida a montanha, e o Lago Torre situado a 634 metros de altitude formado pelo Glaciar Grande, esta subida é feita unicamente com um guia, assim como subir a montanha da Piedra Negra em direção ao PO. del Quadrado com1.830 metros de altitude para avistar o Glaciar Roy Norte. Com um mapa voltado ao trekking no Parque Nacional los Glaciares, fica melhor para analisar e interpetar as legendas e observar o que pode ser feito com e sem guia, bem mesmo lugares para acampar, fazer uso de vivac, escaladas, onde há restaurante, hosteria...


Fronteira entre Argentina e Chile: A cidade de El chalten, encontra-se em um ponto estratégico no território argentino através do Parque Nacional Los Glaciares, pois a linha de demarcação chilena adentra no Parque Nacional Los Glaciares, indo de encontro até o Monte Fitz Roy pelo lado Norte até o topo, pois há um acordo entre a Argentina e o Chile para a demarcação de limite entre o Monte Fitz Hoy e o Co. Daudet de 1998.




Fonte: http://www.viajantesdomundo.com.br
   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Viajantes do Mundo www.viajantesdomundo.com.br
Política de privacidade